data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Reprodução
O objetivo era apenas homenagear a professora da turma e, por meio dela, todos profissionais da área da educação. Mas a iniciativa foi além e registra quase 3 mil visualizações no Facebook. Na tela, os alunos da turma 122 do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Fátima, de Santa Maria, interpretam a canção A Paz, do Roupa Nova, uma versão de Heal the World, de Michael Jackson.
Para a professora da turma, Lisandra Saurin, receber a homenagem dos pequenos cantores foi emocionante e surpreendente. O vídeo foi organizado pelas próprias mães dos alunos.
- Jamais imaginei que estivessem fazendo a homenagem. Uma mãe me mandou uma mensagem e falou que haviam postado no Face. Não sabia mesmo. Uma iniciativa totalmente dos alunos e de suas famílias. Não tive como conter a emoção - relata a professora.
Prouni oferta 168 bolsas em 26 cursos de graduação em Santa Maria
A pedagoga Daniela Medeiros, mãe do aluno Henrique Medeiros, 8 anos, foi quem editou e finalizou o vídeo.
- Foi em função do distanciamento das crianças em relação aos colegas e professores. Eles sentem muita falta. E nós, pais, vemos todo empenho dos professores em mandar aulas, fazer vídeos para estarem mais perto deles nesse momento. Por isso, pensamos em uma maneira de poder homenageá-los. Resolvemos fazer o vídeo das crianças cantando a para que pudesse chegar até eles esse carinho, amor, saudade e admiração - explica Daniela.
Para a aluna Larissa Inchauspe Streb, 7 anos, a experiência foi muito positiva:
- Adorei gravar o vídeo. Sinto muita saudades da escola, dos colegas e dos professores.
Para a mãe de Larissa, Paula Machado Inchauspe, economista, o resultado superou as expectativas das famílias.
- As mães acharam a ideia legal, e cada uma gravou o vídeo do seu filho, em casa. Depois, enviamos todas imagens para a Dani, que editou e finalizou o vídeo. As crianças gostaram de gravar. Alguns já conheciam a música. Outros não. Mas todos ficaram bem animados - comenta.
Estudante de Santa Maria representa o Estado em exposição nacional de astronomia
DESAFIOS
Para Lisandra Saurin, além da surpresa preparada pelos alunos, outros sentimentos estão presentes na sua nova rotina, assim como na de outros professores.
- Esse momento que estamos vivendo, de distanciamento, é bem difícil, pois não estávamos preparados para ser professores a distância. Gosto do contato diário com os alunos, da participação deles, do carinho. São muitos os desafios, como em outras profissões, mas quem é professor está acostumado com a rotina de sala de aula, do quadro, do olho no olho e, agora, tivemos que nos reinventar, mudar. Agora, com as aulas remotas, melhorou bastante, pois posso ver os alunos. Esses estudantes são uns guerreiros, pois estão desempenhando bem essa nova forma de aprendizagem. Agradeço às famílias, pois estão sendo fundamental nesse processo - destaca Lisandra.